quarta-feira, 22 de março de 2017

CARTA À FUTURA SOGRA DE MEU MARIDO/ESPOSA

Resultado de imagem para sogra

Por: Psic. Elizabete Bifano 

Querida mamãe.

Quero iniciar esta carta agradecendo a senhora por tudo que fez por mim. Posso até mesmo dizer que lhe devo a minha vida, pois foi a senhora quem me gerou, trouxe à luz, alimentou, cuidou e educou por tantos anos.

Obrigada pelo seu amor, por sua dedicação, por seu trabalho, pelas horas de sono e preocupação que gastou comigo, pelo incentivo e apoio nos estudos.

Obrigada pela transmissão da fé em Deus e em Jesus, por me ensinar o caminho e importância da igreja e de fazer o bem às pessoas carentes.

Quero agradecer-lhe também por me ensinar a cuidar da casa, a cozinhar, lavar, passar e administrar.

Mamãe, jamais hei de esquecer e deixar de ser-lhe grata por tudo isso e por muito mais, que vai além das simples e limitadas palavras.

Hoje, quando presta a me casar, lembro sempre de agradecer a Deus por sua vida e por toda a "herança" que me transmitiu. Fui sua filha sentindo muita honra de tê-la como mãe. Durante todos estes anos que estive em sua companhia, debaixo de um mesmo teto, cumpri meu papel como filha - honrando-a, respeitando-a e amando-a.

Você e papai cumpriram com êxito seus papéis e agora Gênesis 2.24 se cumpre em nossa família: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher..."

Agora, depois do meu casamento, meu papel de filha se tornorá secundário. Continuarei sendo sua filha, continuarei a amá-la e respeita-la e, quando for preciso, cuidarei da senhora.

Entretanto, o papel de esposa deverá ser colocado em primeiro lugar na minha vida. É este o plano de Deus traçado desde a criação. Como mulher casada, seguirei o meu caminho. A senhora e o papai me deram ensinamentos suficientes para que agora eu possa construir minha própria família. Quando for mãe, certamente usarei muito do que aprendi com a senhora.

Sinto uma grande vontade de poder experimentar coisas novas também. Com certeza não poderei reproduzir fielmente o que aprendi com a senhora, pois sou uma pessoa e a senhora é outra. Sendo assim, pode ser que eu cometa alguns erros, mas quero ter a liberdade de cometê-los e a oportunidade de consertá-los. Aprenderei com a vida, com os erros e acertos a ser uma esposa e mãe tão boa quanto a senhora foi.

Sempre terei muita alegria e prazer em receber a senhora em minha casa, mas quero pedir-lhe a gentileza de ser discreta em suas observações e comentários. Que respeite a maneira como administrarei minha casa e família. Que considere e conviva com meu futuro marido com muita sabedoria e carinho. E se porventura eu e ele discordarmos de algo e nos desentendermos diante da senhora, não se preocupe em defender a mim ou a ele, pois somos adultos o suficiente para lidarmos com nossas diferenças.

Da mesma forma quero pedir-lhe que me dê a oportunidade de ser mãe plenamente. Que me conceda o privilégio de educar e corrigir meus filhos da maneira como eu e meu marido combinarmos. Do fundo do coração, espero que a senhora seja uma vovó maravilhosa. Desejo que meus filhos a admirem, amem e respeitem. Que sintam prazer e alegria de ir visitar a vovó ou de receber a vovó em nossa casa. Sei que a senhora é plenamente capaz de conduzir o relacionamento entre nós para que assim seja, pois a senhora é uma grande mulher e uma pessoa muito especial.

Mamãe, quero dizer-lhe que estou muito feliz nesse momento de minha vida. Sinta-se também assim; com a sensação gostosa de missão cumprida. A senhora tem uma vida para viver e tenho certeza de que poderá desfrutar abundantemente dela agora que não precisa se dedicar tanto a mim. Minha oração será a de que a senhora seja muito feliz e que possamos desfrutar dessa felicidade e compartilhá-la muitas vezes, mesmo estando cada uma vivendo sua própria vida.

Mais uma vez, obrigada. Muito obrigada. Que Deus a proteja e abençoe com muita graça e bondade. Com todo o amor e carinho de sua filha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário